Grande Expedi...

Grande Expediente

Reunião Ordinária

         10 de maio

         – O vereador João Francisco (Sapê) agradeceu a Deus a oportunidade de participar da Reunião Ordinária, e ao Executivo, o atendimento de suas indicações. Comentou sobre uma emenda parlamentar a ser recebida pelo município, oriunda do gabinete do deputado estadual João Leite, que visa o fornecimento de um kit esportivo, uma academia ao ar livre e um veículo para a área da saúde, totalizando o montante de R$ 100.000,00. Informou que fora aprovada, mas que demorava um pouco para concretizar a doação, por conta dos trâmites estarem lentos devido à pandemia. Referindo-se ao Projeto de Lei nº. 35/21, que dispõe sobre a concessão de contribuição financeira à Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, na Reunião Ordinária, comentou que como morador da periferia, tinha ciência das necessidades de cada caxambuense. Reforçou as palavras dos colegas Arnaldo Ribeiro e Fábio Curi, na discussão do projeto, enfatizando que se preocupa com o futuro, principalmente quando retornar o turismo. Posicionou-se que não deliberaria sobre qualquer projeto, antes de ter a certeza que seria benéfico à população. Informou que todas as dúvidas que persistiam sobre o assunto foram sanadas durante a visita técnica realizada ao INATEL, recentemente. Enfatizou que votou favorável e consciente, pois o projeto trará inúmeros benefícios ao município, principalmente aos mais necessitados. Completou que o projeto não desampararia os munícipes e depositou total confiança na Administração na realização consciente em prol do povo. Ressaltou que como representante da população trabalharia sempre em busca do bem comum. Expressou que respeitava o posicionamento dos colegas Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) e Vinicius Hemetério, mas emendou que a cidade deveria se preocupar com o futuro. Reforçou que Caxambu não poderia perder a oportunidade, felicitou a Câmara pela aprovação do Projeto de Lei no 35/21 e rogou a Deus o fim da pandemia, registrando condolências às famílias enlutadas.

         – O vereador Vivaldo Azevedo solicitou que fosse estendido o atendimento odontológico para o período noturno, em regime de plantão, para atender as emergências. Cobrou a atenção da Secretaria Municipal de Obras para a construção da calçada na esquina da Rua Luiz Silveira, até o número 618, e também próximo do número 415, na Avenida Ápio Cardoso, sentido rotatória. Informou que a vacinação da gripe para os idosos com mais de 80 anos iniciaria no dia 12 de maio, conforme calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Solicitou aos idosos que procurassem a Unidade de Saúde mais próxima para serem imunizados e felicitou as mães pelo dia 9 de maio.

         – O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, elogiou a postura do colega Osmar da Silva (Boé) durante a discussão e votação do Projeto de Lei nº. 35/21, que daria o aval para a concretização do projeto Cidade Inteligente, mas enfatizou que cobraria na Câmara demais melhorias para a vida dos cidadãos em todas as áreas que são prioritárias.

         – O vereador Osmar da Silva (Boé) comentou que recebeu diversas reclamações sobre a Praça 16 de Setembro e enalteceu a beleza do local. Acrescentou que diversas pessoas procuram o espaço para um momento de lazer, entretanto, existem jovens praticando atos ilícitos inclusive durante o dia. Cobrou maior atuação do Conselho Tutelar e da Polícia Militar no local, evitando assim as práticas e mais transtornos as famílias. Reforçou que a situação era preocupante e que esperava uma solução.

         – O vereador Dennis Renato Carneiro falou da importância da aprovação do Projeto de Lei nº. 35/21 e ressaltou ainda como a tecnologia tem avançando nos últimos anos e os benefícios que oferece aos cidadãos. Considerou o Projeto um presente para a cidade que visa o futuro. Agradeceu ao prefeito Diogo Curi e ao secretário de Obras, Edson Baldi da Silva a presença na Rua Guilherme Vilela Gouveia, nº. 115, no Santa Rita, sede do Clube Recreativo Santa Rita. Comentou que ficaram encantados com o espaço e que ele acredita que em breve a comunidade receberá boas notícias. Explicou que buscavam a regularização da documentação do imóvel e que ele sonha com a geração de emprego no espaço. Pediu uma Moção de Pesar ao amigo Giovane Rosental, que faleceu no dia 5 de maio, enaltecendo as suas qualidades, e registrou condolências aos seus familiares.

         – O vereador Vinicius Hemetério referindo-se ao Projeto de Lei nº. 35/21, justificou que não precisava se deslocar até Santa Rita do Sapucaí para entendê-lo. Comentou que assim como o colega Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) ele também tinha compromissos inadiáveis para a data da visita ao INATEL, mas que todos da Casa estavam representados na visita técnica.

         – O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) defendeu a democracia e cobrou mais respeito ao posicionamento de cada vereador. Pediu ao presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) a segunda discussão e segunda votação do projeto que trata do orçamento impositivo, na Reunião Ordinária, no dia 17 de maio. Ressaltou que o assunto já era normatizado em âmbito federal e estadual o que deveria ser concretizado no município.

         – O secretário Arnaldo Ribeiro pediu uma Moção de Congratulações ao padre Aloísio Gustavo Dias, “Pe. Liu”, e equipe em virtude da homenagem prestada às mães, no dia 9, com uma carreata levando bênçãos às residências. Enalteceu o trabalho desenvolvido pelo sacerdote, por conta do movimento que durou duas horas e meia. Destacou o papel da Câmara na reunião, enaltecendo os inúmeros benefícios que o “Cidade Inteligente” oferecerá ao município. Destacou a importância da participação do INATEL no projeto e enfatizou que Caxambu não poderia perder a oportunidade. Comentou sobre os equipamentos a serem utilizados, o que muito contribuirá com a segurança pública, principalmente por conta de as câmeras contarem com a tecnologia de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos que adentrarão no município. Comentou que a pandemia iria passar, que todos seriam vacinados e que a cidade deveria pensar no futuro. Acrescentou que os vereadores fariam cobranças, sugestões e buscariam informações sobre a implantação do projeto. Explicou que a rede hoteleira local poderia realizar eventos a serem promovidos pelo INATEL. Colocou que respeitava o posicionamento contrário dos colegas Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) e Vinicius Hemetério e elogiou o papel da Câmara na Reunião Ordinária.

         – O vice-presidente Nilton Américo endossou as palavras do secretário Arnaldo Ribeiro e felicitou a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios pela carreata promovida em razão da passagem do dia das mães. Comentou sobre a pandemia enaltecendo a importância das vacinas e indagou como estava o andamento em relação aos prestadores de serviços de vigilância bancária e de prédios públicos. Explicou que eles tinham contato diário com os cidadãos e estavam suscetíveis à contaminação. Pediu que a Secretaria de Saúde, respeitando os protocolos existentes, priorizasse estes profissionais. Cobrou a manutenção da iluminação pública e agradeceu aos funcionários da TELEMONT, que presta serviços à CEMIG, a atenção dada à Rua Joaquim dos Santos e a Travessa Raimundinho, no Trançador, substituindo lâmpadas queimadas e reatores. Cobrou atenção da Secretaria Municipal de Obras quanto a um buraco existente bem no meio da Rua Laudelino de Souza Azevedo, no Santa Rita. Agradeceu ao Executivo o atendimento de suas indicações e felicitou as mães pelo dia 9 de maio. Cobrou melhorias e instalação de redutores de velocidade na Rua Demétrio Jamal, próximo do Cemitério.

         – O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) colocou que a Câmara convidaria o diretor de Trânsito, José Alfredo Carvalho da Silva, para expor e detalhar informações referentes ao trânsito da cidade. Explicou que algumas indicações não foram respondidas e que os vereadores desejavam dirimir as dúvidas com o responsável pela pasta. Relembrou da solicitação da construção de quebra-molas no Bosque, ainda não atendidas. Relatou que vários condutores de veículos trafegam em alta velocidade pelo bairro, oferecendo riscos a todos, principalmente idosos e crianças. Comentou sobre a necessidade de construção de quebra-molas na Avenida Ápio Cardoso. Agradeceu a visita do vice-prefeito Luiz Henrique ao Posto Odontológico do Bosque, verificando os riscos que a araucária existente no local representa às pessoas, e se dispôs a realizar a poda da referida árvore. Explicou que não criticava a Administração, mas cobrava as questões reclamadas pelo povo. Pediu uma Moção de Congratulações ao secretário de Obras, Edson Baldi da Silva e ao servidor Carlos Henrique de Carvalho, “Carlão”, em virtude dos trabalhos executados. Informou que está em negociação uma emenda parlamentar junto ao senador Rodrigo Pacheco, no valor de R$ 650.000,00, para a pavimentação das vias públicas. Solicitou ao colega Vinicius Hemetério a intercessão junto ao deputado federal Newton Cardoso Júnior para a complementação de valores para a pavimentação de outras ruas. Reconheceu o grande apoio dado pelo deputado Newton Cardoso Júnior ao Município de Caxambu.