Grande Expedi...

Grande Expediente

         Reunião Ordinária

         1o de março

                – O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) ratificou o pedido feito através de sua indicação para modernização do sistema de transmissão de sinal de TV na cidade, passando para sinal HD para os canais abertos.

         – O vereador João Francisco (Sapé) agradeceu à Secretaria de Obras o atendimento de suas indicações e defendeu a importância da atenção dispensada nas suas reivindicações em prol dos cidadãos. Destacou a limpeza realizada no Caxambu Velho e comentou que alguns empresários da cidade estão interessados em participar da Tribuna Livre para fazer algumas solicitações.

         – O vereador Vivaldo Azevedo pediu a conscientização da população para continuar com as medidas de prevenção ao coronavírus, pois a cidade não tem suporte suficiente para atender o povo no âmbito da saúde.

         – O vereador Vinicius Hemetério divulgou que os vereadores participaram de uma reunião técnica no Parque das Águas e relatou benfeitorias que estão em andamento no local. Defendeu a importância de realizar obras de acessibilidade para acesso às fontes de água mineral, e demais necessidades para facilitar a mobilidade das pessoas no Parque. Destacou que para solucionar o problema ocorrido pelos alagamentos em dias de chuvas na Avenida Camilo Soares é preciso uma união de esforços entre o Executivo e a CODEMGE. Felicitou os catadores de materiais recicláveis pela comemoração do seu dia. Pediu mais conscientização e colaboração das autoridades, pais e responsáveis pelos jovens que estão aglomerando no Calçadão. Discorreu sobre as limitações das questões de saúde do município e relembrou a gravidade da pandemia.

         – O vereador Osmar da Silva (Boé) enfatizou a necessidade de capina e limpeza das vias públicas, problema muito visível, e estranhou que até mesmo o centro está muito sujo. Defendeu a importância de contratar mão de obra especializada para a execução do serviço, para os vereadores não precisarem solicitar a limpeza através de indicações.

         – O vereador Dennis Renato Carneiro discorreu sobre a prestação de informações pela CODEMGE sobre a reabertura do portão lateral do Parque das Águas. Destacou que a cidade passa por um momento difícil devido à pandemia e ainda sofre com erros do passado devido à falta de empregos. Destacou a importância de realizar o desassoreamento do lago do Parque das Águas, relembrando a ideia sugerida pelo senhor José Maria Vieira, há oito anos engavetada. Defendeu a importância de valorizar a mão de obra interna e a modernização dos pensamentos da população, para devolver a dignidade ao povo, em prol do desenvolvimento local.

         – O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, destacou a importância de manter a luta contra a disseminação da COVID, assim como é preciso proteger a economia local, não deixando os empresários falirem. Enalteceu os poucos fiscais do Executivo que atuam diuturnamente para que as regras impostas pelo Decreto Municipal fossem respeitadas. Pediu a colaboração da população para agir com responsabilidade para evitar decisões mais radicais por parte do Executivo. Discorreu sobre a importância do Plano Diretor com a participação do Conselho Gestor e civil em busca de melhorias para o Parque. Pediu paciência aos colegas para a limpeza dos bairros, serviço já iniciado no Novo Horizonte. Reafirmou que a função do Legislativo é cobrar ações de benfeitorias na cidade e destacou as questões problemáticas que envolvem o entorno do Parque das Águas, como as enchentes e o lago. Defendeu a importância das reuniões internas para concluírem as revisões da reforma do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica Municipal.

         – O secretário Arnaldo Ribeiro comentou que ficou decepcionado com a visita dos vereadores ao Parque das Águas, recentemente, destacando a situação precária das fontes de água mineral, enfatizando a necessidade de alternativas para a restauração das mesmas. Defendeu a união de esforços junto à CODEMGE para reivindicar mudanças no Parque das Águas. Reclamou que a questão da COVID impera dentro das instituições públicas. Ressaltou que a CODEMGE não estava dando tanta relevância para o Parque e que ele sugeriu o plantio de uma alameda de Hibiscos para destacar a importância da planta tão simbólica na história da cidade. Destacou o ofício endereçado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para tratar dos hidrômetros instalados pela COPASA, pois sendo substituídos nas residências, e os moradores relatam um aumento excessivo do consumo da água em virtude da troca. Destacou que a função do vereador é cobrar que as ações do Poder Público fossem cumpridas em favor do interesse comum da população, e manifestou repúdio em prol do serviço prestado pela COPASA.

         – O vice-presidente Nilton Américo reforçou a necessidade urgente da manutenção do calçamento da Travessa Raimundinho, no Trançador, tendo em vista que um trecho do local foi reformado. Destacou a importância de terminar a poda das árvores existentes em frente da APAE, e agradeceu todo apoio recebido. Registrou que encaminhou um ofício ao deputado estadual Duarte Bechir, pleiteando emenda parlamentar para aquisição de prensas de fardos eletro hidráulica de 12 toneladas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caxambu (ASCAMARC). Destacou a importância da mobilização do cumprimento das normas contra a disseminação do coronavírus.

         – O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) solicitou a elaboração de um requerimento em nome de todos os colegas solicitando informações sobre a realização da limpeza das vias públicas da cidade. Reclamou da situação precária do Campo do Meio e solicitou que as reivindicações para instalação de redutores de velocidade fossem atendidas, em frente da Escola Monsenhor João de Deus, de suma importância para a segurança dos transeuntes. Discorreu que atua não somente cumprindo as funções de um vereador, mas também como prestador de serviços em prol da população, praticando muitas ações solicitadas pelo povo. Destacou a importância de colocar em funcionamento o consultório do Posto Odontológico do Bosque.